sexta-feira, 20 de abril de 2012

Review: GTA IV

Review

Nota:
  • 10
  •  
  • 10
  •  
  • 10
  •  
  • 10





Prós
  • Gráficos inovados
  • Jogabilidade impecável
  • É muito divertido roubar e matar
  • Sem palavras para o Modo Online
Contras
  • Idioma em inglês








Conclusão
Grand Theft Auto IV, lançado em 2008 pela Rockstar North deu uma nova cara para a série, com gráficos bem mais realistas e um sistema de física até então nunca antes visto em algum jogo da franquia, teve grande repercussão, foi um sucesso de críticas, de cópias vendidas, etc. É um jogo que vende muito bem até hoje.



A série mais polêmica dos videogames volta melhor do que nunca



Nome: GTA IV
Gênero: SandBox (ambientação livre)
Distribuidora: Rockstar North
Plataformas: PS3, X360 e PC


Jogo na versão para o Windows

Como todos da sua franquia, novo GTA continua fazendo sucesso


Desde o início da franquia até esta versão, não houve nenhuma versão, seja para o PlayStation, seja para o PlayStation 2, que tivesse uma nota baixa, e este aqui também não poderia ser diferente, já que a cidade vibra, e está mais viva do que nunca.


A história do game


A história do novo GTA nos remete a um tema bem controverso, palavra que nos dias de hoje é sinônimo para a Rockstar.
Niko Bellic, um cara de origem sérvia e que já participou de crimes como assassinato e tráfico humano, recebe comunicados do seu primo Roman para ir morar com ele em Liberty City e assim viver o famoso "sonho americano", pois Roman alega estar cheio de lindas mulheres, morando em uma mansão e ter vários carros caros na sua garagem.


Para a vida de Niko Bellic, que além de tudo, está sempre sendo seguido pelo seu passado não tão honroso, tendo muitos inimigos em seu país de origem, a chance de aproveitar a ótima vida vida que seu primo garante ter, faz com que ele não pense duas vezes antes de arriscar para o novo horizonte, e encontrar seu primo e a promissora Liberty City


Ao chegar em Liberty City, logo no porto ao desembarcar, Niko descobre que nem tudo o que Roman disse é verdade, pois ele vive em uma pensão minúscula e suja, seu carro é velho e, infelizmente, deve muito devido a jogos para agiotas locais. Extremamente decepcionado, Niko não tem escolha senão ajudá-lo a mudar de vida, como defendendo-o de agiotas. Começando do zero mais uma vez, Niko faz a sua sorte na cidade e alguns contatos de Roman iniciam a aventura.

Liberty City, uma Nova York quase que idêntica

Niko Bellic
A história acontece no ano de 2008 e se passa em Liberty City, mas em uma nova versão das outras "Liberties" já apresentadas nos jogos anteriores. A nova Liberty City foi uma cópia fiel de Nova York, cheia de paródias com alguns edifícios famosos da cidade, como a Schottler Tower (baseada no Edifício Chrysler), a Rotterdam Tower (inspirada no Empire State), e também a Estátua da Felicidade (inspirada na Estátua da Liberdade).
Lembrem-se que para cruzar a cidade inteira, você irá gastar algumas horas de jogatina, mas cada trecho é único, você sem dúvida irá parar em alguns lugares pra apreciar a bela vista.
Na cidade, sem dúvida, você fará visitas em lan houses, assistirá algum show, poderá ir a clubes de strip-tease e ainda poderá jogar bilhar e boliche com sua namorada, que por sinal são muito bons.
Gráficos agora é um dos pontos fortes da série
Graficamente, o Grand Theft Auto IV supera tudo o que já foi visto em games com tamanha liberdade, por conta do seu detalhamento, já que em todos os seus anteriores, os gráficos nunca foram o ponto mais forte da franquia. Neste título, a cidade ainda marca um estilo meio cartunesco, porém, ele foi aprimorado em excelência. O motor gráfico RAGE (Rockstar Advanced Game Engine) mostra tudo o que uma cidade pode ter, neblina, desfoque, iluminação noturna, raios e trovões, ou seja, ele vai agradar os mais exigentes em gráficos facilmente.
Confira os gráficos deste incrível jogo no gameplay a seguir:


Policiais estão mais bem treinados


Introduzindo pela 1ª vez em um GTA, o sistema de cobertura não poderia ficar de fora, onde apertando R1, o Niko irá se proteger para atirar. O restante dos comandos já são conhecidos dos gamers do PlayStation 3. A polícia está muito mais inteligente, portanto, pode esperar que fugir estará bem mais difícil do que antes.
Falando dos policiais, temos a Polícia local, Federal e especiais. Os veículos dos policiais são diversos, desde rondas a pé, helicópteros, barcos e até blindados.


GTA IV - Police

Um GRANDE investimento da Rockstar

Muitos não sabem, mas o GTA 4 é o jogo com maior orçamento na história dos videogames, (confira aqui os 10 games mais caros já criadosa Rockstar gastou uma fortuna de US$ 100 milhões!!! Ficando até mesmo na frente do Gran Turismo 5, 2º colocado, com um orçamento de 80 milhões. E, apesar de toda essa grana torrada no game, a Rockstar provou que um grande investimento e a vontade de fazer um ótimo jogo pode trazer um retorno incrível, já que ele vende bem até os dias de hoje, e olhe que ele foi lançado em abril de 2008, esse aqui é obrigatório a todos que compram consoles que possui a versão do game.


Jogabilidade: A mesma de sempre... o que é muito bom, é claro


A jogabilidade do Grand Theft Auto IV é praticamente a mesma dos seus títulos anteriores, não há muito o que falar, não que isso seja uma coisa ruim, é até muito bom porque a Rockstar North sabe que "time que está ganhando, não se mexe", e a série sempre foi um time com uma jogabilidade com boas críticas.



GTA 4, um jogo que vale cada centavo


Com gráficos e sons espetaculares o sistema de rádios pode não agradar a todos, mas sem dúvida isso por si só já irá te colocar dentro da cidade e não como um mero expectador. Terminar o jogo, fazer missões secundárias, conquistar as namoradas, localizar os pombos, pular as rampas, tudo isso acrescentando como um modo online praticamente interminável, que o torna extremamente completo e com o seu replay altíssimo, tem muito marmanjo aí que até hoje joga o game mesmo depois de zerá-lo até hoje, sempre tem jogadores online e tentando ganhar alguns troféus.


Roman - Primo de Niko
O problema do idioma

GTA IV como todo jogo, possui alguns pontos negativos, quando se fala neles, são quase imperceptíveis. Mas há um grande problema, o idioma, que é completamente em inglês. Sem poder alterá-lo para o português. Na versão para o PC, há um mod que traduz bastante coisa para o português. Mas para quem o possui na versão para o PS3 e o X360, e não entende muito de inglês, não entenderá muita coisa do jogo, se você é do tipo que não liga muito para a história e só quer saber de matar, ainda assim terá problemas, porque você tem que entender o que fazer em cada missão. Já que o PS2 tinha como alterar o DVD colocando mods para legenda, como foi o caso do God of War e GTA San Andreas, nos consoles da 7ª geração isso não é possível. Felizmente, há muitos games com legenda e até dublagem em português, como é o caso do Uncharted 3, e o futuro Assassin's Creed 3, que sairá em com dublagem em português (confira aqui), mas teremos que nos acostumar com muitos jogos em idioma inglês. =(


Conclusão


Grand Theft Auto IV, lançado em 2008 pela Rockstar North deu uma nova cara para a série, com gráficos bem mais realistas e um sistema de física até então nunca visto antes em algum jogo da franquia, ele teve grande repercussão, com um sucesso de críticas, de cópias vendidas, etc. É um jogo que vende muito bem até hoje.







Nenhum comentário:

Postar um comentário