domingo, 3 de junho de 2012

Review: Gran Turismo 5

Review
Depois de quase 6 anos de espera, finalmente Gran Turismo 5 chegou ao PlayStation 3. E nós apresentaremos um resumo se que o game de corrida da Sony irá lhe proporcionar longas horas de jogatina.

Nota:
  • 9
  •  
  • 10
  •  
  • 8
  •  
  • 7




Prós
  • 200 carros "premium" retratados com perfeição
  • Jogabilidade impecável
  • Muito conteúdo e novidades
Contras
  • Alguns carros "Standard" estão simples demais
  • Sistema de colisões
  • Loadings lentos
  • Alguns erros nos sons
  • Foi ansiedade demais









Conclusão
Após mais de meia década de produção, Gran Turismo 5 finalmente é lançado, e apesar dele não ser tudo o que a Sony e a Polyphony prometeram, tendo muitos erros, ele continua agradando seus fãs, com uma jogabilidade impecável, carros premium idênticos aos originais, várias novidades, e muito, mas muito conteúdo que lhe dará horas e horas de jogatina.


Confira uma vídeo-análise do Santa Games sobre o novo game da Sony:


A (longa) espera valeu a pena?


Nome: Gran Turismo 5
Gênero: Corrida
Desenvolvedora: Sony
Plataformas: PlayStation 3

Gran Turismo 5

Quem diria que após praticamente cinco anos desde o lançamento em fevereiro de 2005 de Gran Turismo 4, estaríamos diante de um novo título da série, e que promete ser uma das principais forças do PlayStation 3 nos próximos meses. Mas será que as críticas são justas? Será que tem tantos defeitos assim? E nada que realmente vale a pena? É o que veremos.

Foi ansiedade demais...

A expectativa é, sem dúvidas, uma das maiores armas para qualquer tipo de mercado. Fazer as pessoas desejarem seu produto é a melhor maneira de incentivar o consumo e alavancar as vendas. Quem nunca ficou ansioso enquanto aguardava um grande lançamento?

Confira aqui o gameplay de Gran Turismo 5:

Contudo, o hype também é uma perigosa faca de dois gumes, principalmente nos games. Ao mesmo tempo em que as apostas em determinado título crescem, maiores são as chances de você se decepcionar com o resultado final. Como todos esperam um jogo perfeito, qualquer falha pode ser vista como desastrosa.

Sony falou muito, mas não cumpriu tudo que disse... Se tivesse, provavelmente teríamos o melhor game da história

Gran Turismo 5 é o mais recente exemplo dessa supervalorização prévia. Em produção desde 2005, e por mais de meia década, o novo capítulo da série de simuladores foi vítima de especulações criadas pela imprensa especializada e por gamers do mundo inteiro.

Graças aos vários adiamentos e anúncios de melhorias significativas no visual e na mecânica de jogo, era natural que surgisse um sentimento de que maior obra-prima dos consoles estava por vir.

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Gran Turismo 5 continua com as famosas "Fórmula GT".

A expectativa em torno de GT5 era tanta que até mesmo uma versão não finalizada foi comercializada. Aos fãs da franquia, Gran Turismo 5: Prologue era o suficiente para imaginar do que a Polyphony Digital conseguiria fazer com o potencial gráfico do PlayStation 3.

Eis que depois de uma longa espera, o ansiado título finalmente chega às lojas. Com menos de uma semana após o lançamento oficial, o título já bateu vários recordes de vendas, além de ter sido uma grande aposta da Sony para os fãs de velocidade irem para o seu lado, ao invés de irem para o lado da Microsoft, na hora de escolher qual console da 7ª geração comprar.

Isso significa que o game é realmente tudo que imaginamos? Se você não ficou muito ansioso e também não criou uma grande expectativa pelo lançamento do game, talvez ele seja.

Mas, se você faz parte do enorme grupo que entrou no hype de Gran Turismo 5, sinto informar que não.

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Isso aconteceu porque todo mundo esperou muito do game. Depois de tantos anúncios, declarações e promessas, era óbvio que muita gente iria imaginar uma obra de arte perfeita em 3D na sala de suas casas. Portanto, a frustração é certa para quem for jogar GT5 com essa perspectiva.

Isso não significa que o título é ruim ou deixe a desejar, longe disso. Gran Turismo 5 é exatamente aquilo que nos foi prometido durante anos, principalmente em questão de jogabilidade e quantidade de conteúdo. No entanto, para aproveitar tudo o que a Sony e a Polyphony tem a nos oferecer, é preciso reconhecer seus erros e mergulhar de cabeça naquilo que ela fez de melhor.

Mas, agora... VAMOS AOS FATOS:

Aprendendo a dirigir com o DualShock 3
Jogabilidade de Gran Turismo 5 ficou impecável

Jogabilidade - A primeira coisa a se notar quando colocamos um carro na pista é a jogabilidade, muito mais real.

Esqueça os famosos carros-sabonetes que escorregam a todo momento por qualquer motivo, aqui o carro sofre atrito, seja com o asfalto, terra, ou a neve, e por isso parece mais pesado, mais difícil de se realizar uma curva em alta velocidade, mais fácil para se mover o veículo sem perder o seu controle, e ao mesmo tempo mais real, castigando um piloto por cometer algum erro grosseiro.

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Gran Turismo 5 também teve sua física aprimorada

Os comandos respondem imediatamente e com uma sensibilidade incrível, o que permite pequenos ajustes na direção do veículo, bem como curvas mais abertas ou fechadas dependendo da situação em que você se encontre.

Tudo realizado conforme o seu comando. Para aqueles que desejem mais emoção, desligar algumas assistências pode significar um desafio ainda mais real.

Isaac Newton ficaria orgulhoso

Física - Ela foi bastante aprimorada, e uma das novidades mais interessantes é o famoso vácuo. Quem nunca viu um piloto posicionar seu veículo atrás de algum outro para evitar o atrito com o ar e assim, ganhar velocidade e ultrapassar o seu adversário?

Se em muitos jogos existe não é perceptível, ou nem sequer existe, em GT5 é obrigatório que você conheça e use este artifício, principalmente em circuitos ovais.

Fora as novidades, tudo está muito realista, com certeza Isaac Newton se orgulharia de GT5.

Sol e chuva, dia e noite

Alterações climáticas - Uma das novidades mais interessantes e divertidas do novo simulador de corrida da Polyphony é o seu sistema com alterações climáticas em tempo real. Para tornar a experiência mais versátil e dinâmica, alguns circuitos possuem o tempo instável, podendo chover de repente ou simplesmente anoitecer à medida que você avança.

As possibilidades são infinitas!

Conteúdo - Em todo o desenvolvimento do game, um dos pontos mais enfatizados pela Polyphony era a quantidade de conteúdo que o estúdio estava preparando para o game.
Vendo o resultado final, ficamos felizes em perceber que não ficaremos decepcionados com as infinitas possibilidades disponíveis.

Sem qualquer exagero, há muita coisa a ser feita em GT5. São tantos recursos e opções (ainda que a interface do menu principal seja incrivelmente limpa, simples e completamente em português) que é difícil se decidir por onde começar.

Por causa dessa imensa variedade, o menu do game pode ter ficado um pouco confuso para alguns.

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Gran Turismo 5 possui uma imensa quantidade de conteúdo

O modo arcade, por exemplo, deveria oferecer uma diversão rápida e sem compromisso, mas traz tanto conteúdo que você leva alguns minutos para finalmente escolher. Além da grande variedade de carros, que vão se simples Fiat 500 às luxuosas Ferraris, as pistas também são igualmente atraentes.

Entre os vários circuitos ofertados, há aqueles criados exclusivamente para o jogo, assim como autódromos reais e áreas urbanas de cidades famosas. A novidade, entretanto, fica por conta das trilhas de rally e das estradas com neve para corridas off-road.


Porém, é no modo GT que está o grande enfoque de Gran Turismo 5. Ao entrar no espaço "Minha Casa", o jogador perceberá a grande quantidade de funções e possibilidades disponíveis. Além das mais de 50 missões presentes para tirar todas as carteiras, há uma grande variedade de carros novos e usados que são habilitados à medida que você avança no game.

As corridas e campeonatos de A-Spec trazem mais variedade ao jogo, principalmente por exigirem condições específicas nas diferentes categorias. Certas competições só aceitam carros de determinada nacionalidade, enquanto outras exigem veículos fabricados até certo ano. Isso impede que você se torne especialista em apenas um tipo de direção, forçando-o a experimentar outros tipos de modelos (além de aumentar sua garagem).

Já o B-Spec funciona de modo semelhante, mas tira o jogador do volante para colocá-lo nos bastidores. Apesar de não ser um modo para qualquer pessoa, é divertido incorporar um chefe de equipe e dar ordens ao seu piloto. Controlados pela inteligência artificial, é preciso saber dosar os comandos com a personalidade de cada corredor para obter um bom resultado. Apesar do modo ser bem interessante, não é muito emocionante.

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No entanto, a maior novidade está nos chamados "Eventos Especiais", que contêm vários modos inéditos e que trazem uma variação muito maior à jogabilidade. É o caso dos karts, apresentados em uma série de vídeos anteriores ao lançamento de GT5.

Apesar de seguirem a mesma lógica de direção das demais corridas, os pequenos veículos diferenciam-se por serem extremamente rápidos e sensíveis. Qualquer virada errada no volante faz com que o carro rodopie sem parar pela pista.

Pistas e veículos estão bem detalhados, mas nem todosImg_normal

Gráficos - Desde que a Poliphony divulgou as primeiras imagens surpreendentes fotos de Gran Turismo 5, tivemos a certeza de que o game seria extremamente focado em detalhes. Basta pilotar um dos carros da linha Premium ou entrar em uma das pistas inéditas para ver que o charme de seus gráficos está exatamente nas pequenas coisas.

O público também faz a sua parte. Esqueça os bonecos de papelão atrás de paredes que estão ali apenas para fazer volume. A torcida que vai acompanhar as corridas realmente se move, fotografa e até mesmo seguem com a cabeça os automóveis na pista.

Apesar da inconstância gráfica (veremos adiante), é nítida a preocupação de GT5 em trazer elementos que realmente condigam com a realidade. Os circuitos inspirados em cidades ou autódromos reais, por exemplo, reproduzem com muita fidelidade não apenas e ângulo de curvatura, mas também os prédios e demais construções ao seu redor.

Img_normalNão há dúvidas, a Polyphony teve uma grande uma grande preocupação em recriar carros e cenários com o máximo de detalhes possíveis. Com a exceção do material exportado de GT4, tudo aquilo que foi construído exclusivamente para o lançamento é realmente de encher os olhos.

Até mesmo nas partes menos trabalhadas é possível perceber que tudo está muito bem feito. O efeito de pop-in, em que objetos surgem no horizonte de repente, é quase inexistente. As texturas do asfalto, de construções e até mesmo da vegetação na borda da estrada conseguem ser realmente fiéis, apesar de possuírem algumas falhas de resolução.

Linha Standard - Se a área Premium de GT5 é visualmente encantadora, o que dizer da linha Standard? Por ter sido extraída do PlayStation 2, nem mesmo o tratamento utilizado consegue esconder as falhas existentes. O mesmo acontece com os cenários, que possuem um visual realmente decepcionante.

Dentre tantos carros de GT5, apenas 200 dos 1.031 são premium.
O grande problema de GT5 é ser megalomaníaco. Ao colocar mais de mil carros e uma grande variedade de circuitos disponíveis, era de se esperar que o conteúdo reaproveitado dos jogos anteriores ficasse muito aquém do esperado. Chega a ser desanimador ver o PS3 com imagens desse porte.

Isso mostra que o estúdio não teve a mesma atenção, carinho e respeito por todos os seus carros. Já que apenas os carros premium (200 no total) possuem maior detalhe visual e são os únicos que podem ser conduzidos com a câmera no cockpit (visão interna).

Mas... o maior erro não está na reutilização do material. Entre os vários anúncios feitos para promover o título, os efeitos de chuva foram vistos como extremamente realistas e esteticamente perfeitos. Na prática, isso não funciona tão bem assim...

É verdade que a cortina de água que os veículos levantam ao passar pelo asfalto é interessante. A resposta da iluminação nas gotículas é realmente impressionante e chama a atenção de qualquer um. Entretanto, ela é a responsável pela maior falha de todo o game.

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Ao entrar em contato com as bordas dos carros, a textura alfa dessa nuvem sobrepõe-se à do veículo, levando a resolução do automóvel a 1/16 do que era. O resultado dessa salada toda é um festival de serrilhados e a sensação de que temos GIFs animados correndo na pista.

Além disso, parece que todo o foco da produção do jogo ficou nas pistas e no design dos carros. Todos os demais elementos parecem ter sido feitos às pressas, como os personagens humanos que o auxiliam durante as licenças e o público que acompanha as corridas.

Crie sua própria pista

Conforme anunciado, Gran Turismo 5 traz também um editor de pistas para que você crie seus próprios circuitos. Em vez de fazer com que cada trecho seja criado a partir do zero, o game oferece uma fase para que você altere algumas variáveis, como quantidade e ângulos das curvas, além do nível de complexidade do trecho e sua trecho e sua largura.

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Ainda que o editor de circuitos dê ao jogador a possibilidade de "criar" sua própria pista, a sensação de que sua imaginação está aprisionada é constante. O que você realmente faz é ajustar algumas variáveis para que o caminho fique mais complicado ou mais simples, de acordo com suas preferências.

Mesmo que o resultado final seja bem interessante, os jogadores mais criativos podem sentir falta de realmente colocar a mão na massa e criar algo mais exclusivo. Apesar de sabermos da dificuldade em criar um sistema semelhante a Modnation Racers, isso não torna a falta de liberdade menos frustrante.

Devagar, quase parando...

Após o lançamento oficial de GT5, muitos sites especializados passaram a noticiar que era preciso instalar um arquivo de 8 GB para que o game funcionasse perfeitamente, um processo que levaria entre 40 e 50 minutos. No entanto, para quem não quisesse esperar, ou perder 8 GB logo de cara, era possível adotar a chamada "instalação dinâmica", que adicionaria os arquivos necessários à medida que você acessa os recursos do jogo.

Você certamente irá ficar muito irritado com essas telas
Isso de fato acontece, mas o resultado final é o mesmo: você vai esperar, seja de uma forma ou de outra. A única diferença do dinâmico para o tradicional é que você fraciona o tempo em vários loads, que parecem durar por toda a eternidade.

Ainda que esse período diminua após a instalação da maioria do conteúdo, é realmente irritante ver a barra de progresso avançar com uma má vontade sem igual. Se quiser um conselho, aplique o pacote de uma só vez e se livre da tortura a cada menu.

Sistema de colisões

Apesar de muita coisa a se destacar positivamente sobre Gran Turismo 5, devemos ressaltar que o jogo também possui alguns deslizes. Talvez o mais grave seja relacionado ao fraco sistema de colisões que tira um pouco de todo o realismo aplicado ao game.

As primeiras disputas de GT5 deixam a desejar pelo fato de os carros não ficarem danificados após fortes colisões. Entretanto, enquanto muita gente apontou isso como uma falha no título, descobriu-se que isso era uma tentativa de facilitar a jogabilidade de novos iniciados.

A partir do momento que você atinge um nível mais elevado, as batidas no cenário ou outros automóveis passam a deformar a lataria de seu carro até um ponto em que ele não consegue mais o mesmo desempenho de antes. Essa restrição foi feita exatamente para que novos jogadores não fossem penalizados por sua falta de perícia no volante.

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GT5 possui eventos especiais muito interessantes =D

Portanto, se você começou agora a jogar o novo Gran Turismo e se decepcionou com o fraco sistema de danos, fique tranquilo, ele melhora com o passar do tempo, não apenas ele, mas todo o game. O início difícil faz parte do processo de aprendizagem, mas é incrivelmente recompensador após você pegar o jeito ;)






Conclusão

Após mais de meia década de produção, Gran Turismo finalmente é lançado, e, apesar dele não ser tudo o que a Sony e Polyphony prometeram, tendo alguns erros, ele continua agradando seus fãs, com uma jogabilidade impecável, carros premium idênticos aos originais, várias novidades, e muito, mas muito conteúdo que lhe dará horas e horas de jogatina. =D



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