segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Review: F1 2012 - TechTudo


Review

O simulador oficial da principal categoria do automobilismo mundial está de volta. F1 2012 chega mostrando que as reclamações dos fãs surtiram efeitos e o jogo traz uma boa leva de modos de jogo.

Nota:
  • 9
  •  
  • 8
  •  
  • 10
  •  
  • 10



Prós
  • Gráficos continuam incríveis
  • Novos modos de jogo
  • Dificuldade regulada
  • Mudanças climáticas
  • Ajustes dos carros eficientes
Contras
  • Jogabilidade ainda complexa
  • Sem pódios









Conclusão
F1 2012 mostra que basta uma simples revolução para continuar agradando aos fãs da franquia. Com novos modos de jogos, a Codemaster manteve a jogabilidade, que, embora complexa, continua agradando e retocou o visual que já encantava aos jogadores em outra versão. Além de ser, de longe, a melhor adaptação da categoria para os videogames, é um dos melhores jogos de corrida já desenvolvidos.


Confira o trailer de lançamento do Fórmula 1 - 2012

Jogo traz novos modos e torna-se o melhor simulador da categoria


Nome: F1 2012
Gênero: Corrida
Distribuidora: Codemasters
Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC

F1 2012 (Foto: Divulgação)
F1 2012
Finalmente a evolução

Por mais que F1 2011 tenha recebido inúmeros elogios em relação à jogabilidade e gráficos, as poucas mudanças em relação ao título anterior deixou muitos fãs insatisfeitos. Isso resultou em uma chuva de críticas à Codemasters, alegando que a empresa apenas atualizou o game.

Coube iniciar uma revolução para que esses mesmos fãs insatisfeitos pudessem sentir interesse em adquirir a nova versão da franquia. E deu certo, pois os modos adicionados no jogo fazem com que F1 2012 sobreviva um bom tempo dentro do seu console, e não mais por apenas algumas semanas até que você enjoe dele.

O modo Carreira da série ainda é o mais completo
Uma carreira longa e competitiva

O modo carreira continua sendo o mais completo do game. Você começa como um simples aprendiz em uma equipe pequena, e deve evoluir para buscar o seu espaço e receber novas propostas. Ao contrário do título anterior, F1 2012 volta a obrigar o jogador a cumprir, no mínimo, 10% da prova original. Portanto, prepare-se para encarar corridas com cerca de 20 minutos de duração.

A dificuldade também está mais apurada. Mesmo em níveis mais baixos, você irá sofrer para tentar alcançar os seus adversários. A dica é sempre apostar no melhor ajuste do seu carro, para isso, você conta com os treinos livres antes das provas classificatórias. As ofertas também demoram mais para acontecer. Mesmo na ponta do campeonato, equipes só demonstram interesse na reta final da temporada, sendo assim, o jogador precisa esperar até o último momento antes de analisar uma oferta melhor.

Até mesmo os adversários estão mais inteligentes e menos artificiais. É preciso escolher o momento certo da ultrapassagem, além de abusar do Kers e DRS quando podem ser usados. Ainda sobre as regras, elas estão aplicadas de uma forma bem rigorosa. Qualquer manobra fora da pista pode render uma punição, e ultrapassagens fora do traçado precisam ser devolvidas rapidamente.

F1 2012 (Foto: Divulgação)
As regras estão mais rigorosas no novo jogo da Codemasters
Variedade de modos de jogo

Além do modo carreira, F1 2012 conta com uma série de novos modos de jogo. Confira em detalhes todos eles:

Modo dos Campeões - O mais divertido modo de F1 2012 apresenta uma batalha direta contra os principais nomes da atual temporada da Formula 1. Você precisa derrotar seus famosos oponentes em situações variadas, como por exemplo, superar Hamilton em uma prova sob chuva.

Testes dos Jovens Pilotos - O modo funciona como um tutorial para os iniciantes. Nele, você aprende a conduzir um formula 1, além de usar o Kers e a asa traseira (DRS). De acordo com seu tempo, você adquire medalhas e entra em um ranking.

Desafio da Temporada -  Você precisa escolher uma escuderia e determinar um rival. A partir daí, é preciso superá-lo a cada prova para obter status e fama o suficiente para que uma equipe maior faça uma proposta. O modo parece com o Modo Carreira, a diferença é o nível gradativo de dificuldade e a duração das provas, que podem ser menores que 10% da corrida e contar com classificações de voltas limitadas.

F1 2012 (Foto: Reprodução)
Fórmula 1: 2012 tem novos modos de jogo, mas a jogabilidade quase não mudou
Condução complexa, mas realista

A jogabilidade de F1 2012 continua praticamente a mesma. Optar por pilotar seu carro com as opções automáticas desativadas é um tanto complexo até mesmo para os jogadores acostumados com o jogo. Isso porque a Codemasters impõe um realismo até certo ponto exagerado para aqueles que buscam guiar máquinas que alcançam mais de 300 km/h.

Mas não precisa se desesperar, pois mesmo com boa parte das opções no automático, ainda há graça o suficiente para não ter um mínimo descuido e correr o risco de dar adeus à prova. Caso isso ocorra, você ainda tem a opção flashback para retroceder alguns momentos antes do movimento, outra característica que permanece ao longo da franquia.

O uso de elementos da Formula 1, como abertura da Asa e Kers, também funciona exatamente como as regras permitem e ajudam a aumentar a disputa durante as provas. O desgaste dos pneus e acertos dos carros continua sendo um grande diferencial.

Mesmo para aqueles que não têm muito conhecimento de mecânica, vale a pena ficar atento às condições climáticas da prova antes de preparar seu veículo para a corrida. E ainda sobre mudanças de tempo, a forma com que as corridas se iniciam com tempo seco e terminam sob chuva ampliam o realismo e aumentam as emoções na reta final da prova.

F1 2012 (Foto: Reprodução)
F1 2012 tem gráficos muito bem detalhados
Gráficos impressionantes

Por mais que muitas mudanças não tenham sido notadas entre uma versão e outra, os gráficos de F1 2012 continuam sendo os mais belos do gênero nesta geração. Os veículos são apresentados com suas cores distintas, como o vermelho único da equipe Ferrari, além de representar muito bem seus patrocinadores. O design dos capacetes, seja dos pilotos ou personalizados por você, também encantam e se mantêm fiéis.

Se as mudanças climáticas aumentam a emoção das provas, ao mesmo tempo, elas encantam pela forma com que são apresentadas visualmente. Uma corrida se inicia com um sol forte e algumas nuvens mais escuras ao fundo. Aos poucos, o tempo começa a fechar, o brilho do sol some e começa a chuva. Mais realista que isso, só se os pingos de água saíssem da tela e molhassem o jogador.

Os efeitos sonoros também dão um show à parte. É possível escutar perfeitamente o ronco do motor do carro que lhe persegue, o que ajuda a lhe orientar sobre os ataques adversários. O som de uma freada mais forte e do carro se partindo em um a colisão, também dão arrepios ao jogador e uma sensação agonizante, como se estivéssemos nos preparando para o impacto.

F1 2012 (Foto: Divulgação)
Os efeitos sonoros do jogo trazem mais realismo
Conclusão

F1 2012 mostra que basta uma simples revolução para continuar agradando aos fãs da franquia. Com novos modos de jogos, a Codemaster manteve a jogabilidade, que, embora complexa, continua agradando e retocou o visual que já encantava aos jogadores em outra versão. Além de ser, de longe, a melhor adaptação da categoria para os videogames, é um dos melhores jogos de corrida já desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário