quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma Breve História do Atari 2600 e seu TOP10

Aposentadoria Gamer: Atari 2600



O Atari 2600 foi lançado em outubro de 1977 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil o aparelho só chegou entre 1981 e 1982, quando dois grandes varejistas da época importaram grandes lotes do aparelho e converteram seu sistema de cores para o nosso (Pal-M). Porém o auge mesmo do Atari ocorreu através de fabricantes locais que criaram versões nacionais do Atari entre 1983 e 1985 dado o cenário da década de 1980 que trazia uma lei conhecida como “Reserva de Mercado”, que proibia a importação de eletrônicos em prol do desenvolvimento da indústria nacional.
Destaco o pioneirismo do Atari 2600 em dois pontos distintos: o seu controle em forma de manche e com um único botão de ação e o fato de ter sido o responsável por pavimentar a história dos videogames no Brasil.
Meus três favoritos
Pitfall
Não há como não incluir Pitfall na lista dos melhores games do Atari 2600. Tanto no visual quanto na criatividade, o game criado por David Crane em 1982 é lembrado até hoje como o precursor dos jogos de plataforma. Há pouco tempo eu tive a honra de bater um papo com David para falar mais do Brasil e tentar trazê-lo para um evento que ocorreria neste ano. Uma pena o evento não ter se realizado, pois David foi realmente muito gentil e se mostrou empolgado em conhecer nosso país. Quem sabe em uma nova oportunidade.
River Raid
Aviões, helicópteros e barcos eram seus alvos. No ar, você e seu avião rumo ao infinito. Ao seu dispor, apenas combustível extra podia ser encontrado pelo caminho. Isso era River Raid, game de tiro aéreo com visualização superior do cenário. Acho que por conta do desafio, da sensação de velocidade e até mesmo da música que este é considerado um dos melhores games na opinião de todos.
Enduro
O mais legal de Enduro eu acredito que era o conceito de passagem do tempo na corrida, com as cores na tela mudando e caracterizando o dia ou a noite. Isso em 1983 era genial, acredite. Sem falar na pista de gelo, que diminuía a agilidade da corrida ou a neblina que atrapalhava a visibilidade. Definitivamente um dos jogos que eu mais joguei com o meu pai quando era pequeno.
O TOP 10
No geral acredito que minha lista não seja muito diferente da grande maioria. Não que o Atari 2600 tenha tido poucos títulos de sucesso, mas muitos games realmente tiveram um impacto muito maior em nosso país do que em outros, como o caso do Enduro.
O destaque desta minha lista eu coloco em Outlaw, também conhecido como Gunslinger em alguns países. O game é apenas um duelo de armas no Velho-Oeste, no qual o jogador tem que ter agilidade na movimentação o caubói e perícia para atirar o ângulo certo em seu oponente.
Outro destaque é Circus Atari, game que mistura o conceito de Arkanoid com Pong, mas com dois trapezistas alternando de pulo na plataforma móvel.
1. Pitfall
2. RiverRaid
3. Enduro
4. Space Invaders
5. Pong
6. Outlaw
7. Freeway
8. Asteroids
9. Warlords
10. Circus Atari
Como jogar o Atari 2600 hoje?
Eu tinha meu Atari guardado até pouco tempo em casa. Resolvi doá-lo para o museu da escola de desenvolvimento de games que estudo. Mas há como jogar os clássicos do Atari até hoje nas mais diversas plataformas possíveis. A Activision mesmo lançou sua coletânea Anthology para o PlayStation 2 e PSP. A Atari lançou compilação de seus games para a Xbox Live Arcade e outras plataformas. Sem falar que o próprio Atari 2600 foi relançado no mercado em várias versões, uma inclusive em forma de controle que traz os melhores games na memória e é ligado diretamente na TV. Enfim, opções de jogar o Atari 2600 não faltam, acredite.
E aí, o que você achou da primeira coluna Aposentadoria Gamer? Quais são os seus games de Atari 2600 favoritos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário