quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma Breve História do Nintendo 64 e seu TOP10


Aposentadoria Gamer: Nintendo 64


Ah, meu Nintendo 64. Parece que foi ontem quando consegui finalmente juntar minhas economias de estudante, vender alguns consoles que já não me atraiam tanto para finalmente mergulhar com tudo no 64 Bits da Nintendo.
Divisor de opiniões, o último console de mesa que usou cartucho como mídia para seus games teve uma generosa lista de clássicos, repaginou as principais franquias da Nintendo e ainda não fez feio frente a seus concorrentes que já esbanjavam novas tecnologias. Por isso mesmo o Nintendo 64 não pode ficar de fora da lista de nenhum gamer de verdade. Quer saber mais o porquê dessa minha afirmação? Continue lendo a coluna de hoje:
A história (rápida) do Nintendo 64
Em termos de geração de consoles o Nintendo 64 foi o último da lista a ser lançado – em meados de 1996 no Japão e EUA, e 1997 na Europa e Brasil. Isso quer dizer também que o hardware do console era superior ao do PlayStation e do SEGA Saturn, mas havia um fator importante que o colocou abaixo de seus concorrentes: a mídia utilizada para os jogos.
Quando as primeiras informações do Nintendo 64 foram divulgadas pela Nintendo (ainda em 1994, sob o codinome “Project Reality”), o mercado ainda vivia a crise dos consoles caríssimos que tentavam usar a mídia CD-ROM ao mesmo tempo que antigas plataformas ainda garantiam boas vendas de games mesmo sendo lançados em cartucho. Foi nesta mesma época que a Nintendo resolveu não “arriscar” uma nova mídia para seu próximo console dando continuidade aos tradicionais cartuchos de videogame.
O Ultra 64, segundo nome usado pela Nintendo antes do lançamento oficial, já havia sido explorado em arcades de games como Killer Instinct e Cruis’ USA, porém toda sua arquitetura principal foi usada pra valer mesmo com o lançamento do Nintendo 64, acompanhado de jogos como Super Mario 64 e Star Fox 64, títulos que deram uma nova cara aos jogos eletrônicos por usar da melhor forma possível os recursos dos polígonos tridimensionais. Ainda assim, justamente pela mídia usada pela plataforma (os cartuchos tinham de 4 a 64 MB), comparados com os CD-ROMs de seus concorrentes (com 640 MB), infelizmente uma série de recursos não podiam ser explorados, como maior variedade de texturas nos polígonos, maior quantidade de efeitos de partículas sendo exibidos simultaneamente e, principalmente, maior qualidade de áudio e espaço para armazenamento de vídeo.
Muita gente fala também que a falta de jogos de esporte e RPGs orientais, culminaram na perda de participação do mercado da Nintendo nesta época. Mas foi graças ao tipo de mídia usado no console que muitas third-parties abandonaram a produção de seus games para o Nintendo 64 em prol de seus concorrentes. Empresas como Squaresoft e Capcom (fieis à Nintendo nas gerações passadas) lançaram novos Final Fantasy e Mega Man respectivamente nos outros consoles, o que fez com que muitos jogadores abrissem mão do console da Nintendo.
Ainda assim, o Nintendo 64 nos trouxe não só uma generosa lista de jogos memoráveis, como também deu vida a novas ideias de tecnologia (algo que a Nintendo sempre fez com precisão única). Do direcional analógico de seu joystick a acessórios como Rumble Pak, Transfer Pak, VRU, e Expansion Pak, não há como negar que a Nintendo fez escola para muita gente e ajudou a abrir a mente de muito desenvolvedor de jogo. Provou também que videogame não precisava ter uma única cor e lançou moda com mais de 8 cores diferentes e modelos especiais do console ao longo de seus cinco anos de vida.
O legado deixado pelo Nintendo 64 é único e merece ser lembrado sempre quando estamos falando da evolução dos jogos eletrônicos. Por esse motivo que agora você confere alguns dos melhores games da plataforma.
TOP 3 – Estrelas poligonais
Super Mario 64
Cá estou novamente com mais um game do Mario no topo da lista de um console Nintendo. Você pensou que seria diferente? Duvido que sim. Ainda mais no caso do Nintendo 64 e do primeiro Super Mario totalmente pologinal. Mais do que um jogo divertido, completo e nostálgico, Super Mario 64 foi o primeiro game de plataforma lançado em 3D, arriscando uma nova jogabilidade (com controle de câmera, visão em primeira pessoa etc) para um gênero nunca antes planejado para a tecnologia da época.
Super Mario 64 serviu (e ainda serve) de inspiração para muitos desenvolvedores, que bebem dessa fonte única criada por Shigeru Miyamoto, capaz de inovar tecnologicamente ao mesmo tempo que transportou sua maior criação para um novo universo sem romper laços com sua origem, como infelizmente ocorreu com uma série de outros personagens marcantes dos anos 1990 quando invadiram o mundo poligonal (vide Sonic).
The Legend of Zelda: Ocarina of Time
O melhor Zelda de todos os tempos? Para muita gente com certeza é. O importante aqui é que Ocarina of Time está para seu predecessor (A Link to the Past) da mesma forma que o Super Mario 64 acima está para Super Mario World, ou seja, ambos revolucionaram o gênero plataforma no universo 3D e ainda respeitaram as regras de seus respectivos universos.
No caso de Ocarina of Time a evolução da série foi ainda mais gritante, uma vez que estamos falando de uma franquia que sempre levou a sensação de “épico” ao extremo. O primeiro Zelda com gráficos poligonais também abusou da criatividade do Nintendo 64, fazendo com que jogadores do mundo todo se sentissem realmente tocando uma ocarina em seus joysticks, viajando pelo mundo singular de Hyrule na companhia da égua Epona.
GoldenEye 007
Amigo leitor, abro um parênteses nesse momento para outra confissão da minha vida gamer particular: eu não joguei GoldenEye 007 na época em que foi lançado. Não joguei porque simplesmente nunca fui fã do agente 007 e, principalmente, por ter me dedicado na mesma época para outro gênero de jogos que me cativavam mais: os RPGs orientais.
Ainda assim, pude conhecer pra valer o melhor game da franquia anos mais tarde, ainda no Nintendo 64, na casa de amigos que já eram verdadeiros agentes secretos de tanto que jogavam seu multiplayer local. E foi aí que eu vi o quão grandioso e empolgante GoldenEye 007 era, sem bots, apenas jogadores reais, tela dividida para até quatro amigos se divertirem e várias opções de disputas.
GoldenEye 007 serviu de inspiração também para que outros FPSs surgissem no mercado e aperfeiçoassem o que já era genial. Se você não pôde curti-lo no Nintendo 64, recomento jogá-lo hoje ou no Wii ou no PS3 e Xbox 360, em remakes irretocáveis e recheados de novidades.
TOP 10 – “Uow! A Nintendo Sixty-Fooouuurrr!”
O vídeo acima não poderia faltar neste especial do Nintendo 64. Se você nunca o assistiu, faça isso agora mesmo.
O Nintendo 64 não foi um console de muitos jogos. Ao todo foram lançados “apenas” 387 games, sendo a grande maioria com vendas mundiais. O caso é que mesmo com uma biblioteca enxuta, o console teve uma poderosa lista de clássicos, o que nos faz ter a certeza de que o saldo final é mais do que positivo. Por isso mesmo foi um desafio colossal escolher os dez melhores games do console, mas fiz o meu melhor. Eis a lista:
1. Super Mario 64
2. The Legend of Zelda: Ocarina of Time
3. GoldenEye 007
4. Star Fox 64
5. Conker’s Bad Fur Day
6. Super Smash Bros.
7. The Legend of Zelda: Majora’s Mask
8. Perfect Dark
9. Pokémon Stadium
10. Wave Race 64

Tenho certeza que a lista dos favoritos de cada jogador é ligeiramente diferente do outro e que o melhor no caso do Nintendo 64 seria fazer, talvez, um Top 64 jogos… Mas como são apenas dez games no meu caso, tive que deixar de fora clássicos como Banjo-Kazooie, Cruis’ USA, F-Zero X, Internation Superstar Soccer 64, Ogre Battle 64, a trilogia Turok, Pilotwings 64, Pokémon Snap (o melhor spin-off da franquia, diga-se de passagem) e todos os jogos de esporte do Mario (Mario Golf, Mario Kart 64, Mario Tennis e Mario Party).
Mas um console com Star Fox 64, Conker’s Bad Fur Day, Perfect Dark e Wave Race 64 fica difícil escolher, não acha? Super Smash Bros também é surreal, da mesma forma que Pokémon Stadium foi crucial para o sucesso da franquia por permitir o uso dos próprios monstrinhos do Game Boy em partidas na TV.
Por fim, há o melhor jogo da história dos videogames: Superman 64. Ok, é uma piada… e fraca. Só não podia deixar passar a oportunidade de relembrar aqui de um dos piores games da história. Veja só:
Onde jogar os jogos de Nintendo 64 hoje?
Para a nossa sorte, muitos dos clássicos do Nintendo 64 ganharam versões repaginadas nas plataformas da Nintendo que sucederam o console, como Game Cube, Wii e o Nintendo DS. Até mesmo jogos como Perfect Dark e GoldeEye 007 ganharam versões para outros consoles. Além disso, há a esperança de que o Nintendo 3DS seja a casa perfeita para muitos outros remakes de Nintendo 64, após o sucesso de The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, Star Fox 64 3D e Pilotwings Resorts. Mas sempre podemos também, é claro, fazer o download de um emulador no PC do console..
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E assim encerramos mais uma coluna especial sobre um console. Você gostou? Quais são seus games favoritos de Nintendo 64? Conta pra nós, vai. Vou adorar saber a opinião de você.

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