A história de Final Fantasy XIII-2 não nos diz muita coisa no início. Na verdade, em princípio, ela pode parecer confusa e mal contada, mas logo as coisas se encaixam, novos detalhes são revelados, reviravoltas acontecem e a coisa fica um pouco mais empolgante.
Demora, mas vale a pena. Melhor não contarmos mais do que isso por aqui, já que nossa intenção não é revelar surpresas que a trama guarda aos gamers, e sim trazer as melhores dicas:
Trailer em PT-BR:
Dicas:
COMO VIAJAR NO TEMPO
Para saber como viajar no tempo em Final Fantasy XIII-2, clique aqui:
COMO CAPTURAR E UTILIZAR MONSTROS
Para saber como fazer isso, clique aqui:
NOVO CRYSTARIUM
Pode parecer mais confuso mas é beeem mais simples do que o do XIII:
Cada personagem tem seu crystarium na forma de sua arma. Com o CP ganho nas batalhas é possível percorrer esta forma até dar uma volta completa, que é quando o crystarium ganha level e pode-se escolher alguns bônus, que seguem abaixo:
- Barra adicional de ATB (máximo 2 barras)
- Special (golpe especial) Após ter 5 barras de ATB
- +20 de capacidade para equipar acessórios (pode subir até duas vezes totalizando + 40)
- +10 de capacidade para equipar acessórios (depois de comprar os dois2 +20)
- unlock MED role
- unlock SAB role
- unlock SYN role
Pode parecer mais confuso mas é beeem mais simples do que o do XIII:
Cada personagem tem seu crystarium na forma de sua arma. Com o CP ganho nas batalhas é possível percorrer esta forma até dar uma volta completa, que é quando o crystarium ganha level e pode-se escolher alguns bônus, que seguem abaixo:
- Barra adicional de ATB (máximo 2 barras)
- Special (golpe especial) Após ter 5 barras de ATB
- +20 de capacidade para equipar acessórios (pode subir até duas vezes totalizando + 40)
- +10 de capacidade para equipar acessórios (depois de comprar os dois2 +20)
- unlock MED role
- unlock SAB role
- unlock SYN role
PERCORRENDO O CRYSTARIUM E SEUS BONUS
Durante as batalhas, é ganho CP, que é o "combustível" pra percorrer o crystarium. Ele é dividido por nodes e cada um é apenas uma ligação entre o outro node pra formar o desenho da arma. Cada node representa um level ganho da categoria que está selecionada no lado esquerdo (MED, RAV, COM, etc) ou seja, ao utilizar CP pra ativar um node, esta categoria ganha level. Pra saber qual habilidade irá ganhar nos próximos levels, basta olhar pro canto inferior direito, que irá mostrar o level e qual habilidade irá ganhar.
Aqui O MAIS IMPORTANTE DE TUDO são os bônus que os nodes GRANDES dão.
Funciona assim: o próximo node é GRANDE e sua categoria selecionada é COMMANDO. Ao ativar este node grande, além dos bônus normais ganha também o bônus daquela categoria, que seguem abaixo.
- COM gives you additional +2 to ATK
- RAV gives you additional +2 to MAG
- SEN gives you additional +6 to HP
- SAB gives you additional +2 to ATK (even level) OR +2 to MAG (odd level)
- SYN gives you additional +6 to HP (even level) OR +2 to MAG (odd level)
- MED gives you additional +6 to HP
Portanto, se quiser ter mais ATK, em todo node GRANDE, troque sua role para COMMANDO, se quiser ter mais MAG troque para ravenger e assim por diante.
É aqui que o jogo se torna mais fácil ou difícil e se diferencia um personagem do outro: no level 99 é possível um personagem ter 400 de ATK e o outro somente 200, ou os dois com 400, basta escolher com cuidado os bonus dos nodes GRANDES.
Os nodes pequenos dão bonus normais, por isso pode selecionar qualquer role que quiser.
CRYSTARIUM DOS MONSTROS
O crystarium dos monstros tem a forma do monstro e funciona da mesma forma do dos personagens: percorre todo ele e ao final da volta ele ganha level, mas a forma de percorrer e os bonus são diferentes.
Para percorrer o crystarium dos monstros são necessários itens em vez de CP. Estes itens podem ser comprados ou ganhos após as batalhas. Ao percorrer todo o caminho, o crystarium ganha level e podem-se escolher ATB +1, desbloquear outra role ou aumentar os bonus dos nodes.
Ao ativar um node com um item, também ganha-se bonus mas, diferentemente dos personagens, aqui não depende só do tamanho: o tipo de item é que determina quanto de bonus será ganho.
Como expemplo temos 2 itens: POTENT DOPLET e MAGIC DOPLET. O potent dá bonus de ATK enquanto o magic dá bonus de mágica e assim por diante.
Quando o crystarium ganha level, o monstro "sobe de categoria" e os itens necessários para percorrer o caminho mudam, ou seja, tem que ter itens nível 2 pra poder andar, nível 3 e assim por diante, até o nível 5 (pra saber o nível é só olhar as carinhas amarelas abaixo da foto do monstro, no canto superior direito).
DICAS IMPORTANTES
Escolhendo o monstro
Para evoluir um monstro, além de tempo, gasta-se dinheiro. Mas escolher um monstro não deve ser só pela aparência: é preciso observar suas características e uma das mais importantes é até onde ele pode evoluir.
Para isso tem duas formas: olhar o tutorial e verificar o status daquele monstro, que fica abaixo do nome dele, como LATE BLOSSOM, que significa que pode passar do level 50, etc.
A outra forma é, no crystarium do monstro, no canto inferior direito, na parte onde tem as interrogações com as habilidades, basta ver se tem muitas pois, cada uma representa um level que precisa chegar pra ganhar aquela habilidade.
Tem monstros que só evoluem até level 20, outros até 50 e outros até 99. Caso não queira mais aquele monstro pois achou um melhor, basta fundi-lo com outro e dar algumas habilidades para o monstro novo.
COMBO TUTORIAL:
Segue abaixo o vídeo tutorial para os combos de
6 / 8 / 10 HITS
e
13 / 17 / 21 HITS que descobri. Estou ensinando como faze-los na descrição do vídeo.
Fonte: UOL Jogos
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