sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O que queremos no Xbox 720 e PS4?

Previsão: o que queremos ver no Xbox 720 e PlayStation 4?

próxima geração de consoles pode contar com nomes como Xbox 720 e PlayStation 4, da Microsoft e Sony, e com o Wii U, anunciado pela Nintendo como o sucessor do Wii. Aproveitando o clima de ano novo, que tal embarcar com agente em um tipo de exercício de imaginação e pensar: o que queremos ver nestes novos consoles de Sony e Microsoft? Quais serão as maiores inovações? Quais serão os principais benefícios aos usuários? Que tipo de tecnologia cada um vai possuir? Acompanhe conosco.
Xbox Live de graça para todos
Vamos concordar. O serviço Xbox Live é excelente. É um tipo de serviço que dá gosto de pagar, já que é bem completo, tem uma boa conexão via rede e oferece uma série de benefícios aos usuários. Mas ficaria ainda melhor se fosse de graça, não é mesmo? A Sony, por exemplo, até possui uma modalidade paga da sua rede PlayStation Network, mas a rede em si – principalmente o multiplayer – é gratuita! Não seria nada mau se tivéssemos essa colher de chá no Xbox 720. Afinal, dinheiro já é o que não falta no bolso da Microsoft.
Xbox Live de graça? Nós queremos (Foto: Reprodução)Xbox Live de graça? Nós queremos
Armazenamento em nuvens como padrão
Os atuais consoles fazem um bom uso dos discos rígidos para armazenar jogos salvos e outras informações. Mas, já há algum tempo, eles oferecem opções pagas de armazenamento em nuvens, possibilitando salvar estes dados na Internet, na rede da empresa, como forma de segurança extra. Podemos combinar que é uma mão na roda, mas seria ótimo se na próxima geração tivéssemos essa funcionalidade como padrão e de graça aos usuários, e não como um “extra de luxo”. Assim poderíamos dar adeus às dores de cabeça de ter um videogame queimado e todo o seu progresso em um jogo, que está salvo no HD, ir direto para o lixo.
Nuvens para armazenamento (Foto: Reprodução)Nuvens para armazenamento
Um novo sistema de captura
Que tal um Kinect 2? A primeira versão do acessório veio para provar que jogos com captura de movimentos podem ser realmente divertidos (ainda que tenhamos jogos bem ruins neste gênero). A próxima geração tanto da Microsoft, quanto da Sony, poderia acompanhar um sistema de captura novo, como um Kinect aprimorado, que dispensa o uso de qualquer controle físico e que também contenha algumas inovações. Já pensou em interagir ainda mais com o videogame? Que tal sentir cheiros dos ambientes que passa o jogo? Que tal poder sentir a luz dos cenários? Ou melhor, sentir gostos! Ok, aí já viajamos demais, mas não custa nada sonhar.
Aprimoramentos na captura de movimentos (Foto: Reprodução)Aprimoramentos na captura de movimentos
Xbox 720 com Blu-ray
Já está na hora, não é mesmo, Microsoft? O DVD foi uma mídia boa e barata, enquanto durou. Sua capacidade já não comporta mais títulos de enorme peso e gráficos, como são os exclusivos do PlayStation 3. Não que o Xbox 360 não tenha exclusivos de qualidade, mas é verdade que a mídia pode acabar limitado grandes títulos, já que muitos deles acabam divididos em mais de um disco. Vamos padronizar a próxima geração em Blu-ray, com direito a capacidade de rodar filmes neste formato, que fica tudo bem para todo mundo.
Xbox com Blu-ray? Sim, por favor (Foto: Reprodução)Xbox com Blu-ray? Sim, por favor
Uma PlayStation Home maior e melhor
O espaço virtual PlayStation Home chegou ao PlayStation 3 com uma grande promessa e, de certa forma, ainda não mostrou a que veio. Atualmente, o ambiente possui inúmeros espaços personalizados, mas os jogadores mais hardcores e fãs da Sony parecem não ligar muito para a Home. Que tal dar uma repaginada no serviço em um PlayStation 4, com novidades mil, serviços realmente interessantes e mais? A Home poderia ser até mesmo o menu principal do PS4, com uma navegação muito mais dinâmica e interativa.
PlayStation Home (Foto: Divulgação)PlayStation Home
Mais comunicação, menos fios
Comunicação com fio é um mal que vai demorar a sumir da área tecnológica, mas que tal se os videogames derem o primeiro passo? Hoje você liga um PS3 ou um Xbox 360 e precisa conectar o console na TV, o cabo de rede, o cabo de força do console, o cabo do Kinect, em alguns casos o cabo do joystick, o cabo de carregar o joystick, cabo de câmera e por aí vai. Que as comunicações sem fio sejam um padrão para o PS4 e Xbox 720, na maior quantidade possível!
Mais comunicação sem fio (Foto: Reprodução)Mais comunicação sem fio
Jogos em caixa também em versão digital
De certa forma, já temos isso nesta geração, mas não em sua totalidade. No Xbox 720 ePlayStation 4 queremos que todos os jogos lançados em disco sejam também lançados digitalmente, nas respectivas redes dos consoles, para compra e posterior download no disco rígido. Há quem goste de ir em uma loja física, comprar o jogo em disco, ver a caixa na estante, mas também existe uma boa parcela de conforto em comprar um jogo digital, realizar o download em poucas horas e jogar aquele aguardado lançamento quase na mesma hora do lançamento.
Mais games digitais (Foto: Divulgação)Mais games digitais
Atualizações de sistema realmente relevantes
Atualizações de sistema, ou de firmware, são sempre legais… quando trazem coisas novas! Hoje, principalmente no PlayStation 3, sofremos com constantes atualizações que mais te impedem de jogar do que somam coisas novas ao sistema. A maioria vem apenas por questões de segurança, para reforçar o console contra pirataria ou outro tipo de erro. Mas, na verdade, queremos que essas atualizações adicionem coisas realmente novas e úteis para os usuários. De nada adianta perder horas de possível jogatina atualizando algo que nada vai acrescentar.
Atualizações mais relevantes (Foto: Reprodução)Atualizações mais relevantes
Serviços de vídeo e música sem restrição regional
PlayStation 3 e o Xbox 360 possuem alguns serviços online bem bacanas de vídeo e música, mas a grande maioria deles é bloqueado regionalmente. O PlayStation 3, por exemplo, tem uma loja de vídeos muito completa, com vários filmes, séries e desenhos que podem ser comprados ou alugados a um preço módico. O grande problema é que nós, brasileiros, não podemos nem visitar essa loja online para ver o que tem dentro, já que ela possui bloqueio de IP. Alguns usuários acabam “driblando” essa limitação com macetes, mas é algo que pode até ser considerado ilegal. Por isso, o mais justo seria que as empresas disponibilizassem para nós tais serviços sem qualquer limitação. Afinal, eles não querem nosso dinheiro?
Loja de vídeos do PS3... bloqueada para o Brasil (Foto: Divulgação)Loja de vídeos do PS3... bloqueada para o Brasil
Troféus e Conquistas com mais utilidade
Os sistemas de Troféus e Conquistas são muito divertidos, de verdade! Não há nada mais divertido do que chegar na cara daquele seu amigo e dizer que “platinou” um jogo, ou que conseguiu todas as conquistas dele. O grande “problema” é que, bem, não há muito o que comemorar a partir daí. Claro, o jogador passa a ter mais moral, após “platinar” um game difícil, mas bem que os troféus e as conquistas poderiam dar algo mais útil, não é mesmo? Alguns games já possuem bônus assim – podem ser temas gratuitas para os menus dos consoles, itens virtuais de brinde ou até algum jogo de graça. Ou seja: uma verdadeira recompensa por seu feito, além de uma simples medalha virtual.
Sistema legal, mas queremos mais utilidade (Foto: Reprodução)Sistema legal, mas queremos mais utilidade
Alta definição de verdade
Que a próxima geração apresente gráficos de ponta! Verdade, é tudo que queremos. Por isso, seria muito legal que os games “next-gen” tivessem uma qualidade gráfica que suportasse, no mínimo, 1080p como definição padrão. Infelizmente, não são todos os jogos que possuem a verdadeira alta definição hoje em dia. A grande maioria está limitada a 720p, enquanto alguns conseguem ainda ficar abaixo disso. Queremos que os jogos sejam realmente “next-gen” na próxima geração, com alta definição sempre na frente.
Queremos jogos com cada vez mais definição (Foto: Divulgação)Queremos jogos com cada vez mais definição

3D, 4D, 5D…
3D começou a ser mais explorado na atual geração de consoles. O PlayStation 3 saiu na frente e logo o Xbox 360 começou a receber games com esta tecnologia. Queremos que ela seja ainda mais avançada na próxima geração da Sony e Microsoft e que também venha com inovações. Se hoje o 3D de filmes como “Avatar” surpreendem no cinema, amanhã uma nova tecnologia de visualizar gráficos que saltam da tela vão surpreender ainda mais. Claro que queremos que estas tecnologias cheguem logo aos games.

Que o 3D seja ainda mais avançado (Foto: Reprodução)Que o 3D seja ainda mais avançado

L

Nenhum comentário:

Postar um comentário