quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Review: Asphalt Injection


Review

Diante de uma lista limitada de lançamentos para o PS Vita, novo console da Sony, aUbisoft traz Asphalt Injection, um game de corrida que diverte e empolga. Confira:

Nota:
  • 6
  •  
  • 7
  •  
  • 9
  •  
  • 7


Prós
  • Variedade de carros e pistas
  • Jogabilidade agradável
  • Provas diferenciadas
Contras
  • Gráficos medianos
  • Bem repetitivo








Conclusão
Asphalt Injection é um jogo de corrida que acaba se tornando um dos títulos mais divertidos nessa fase de lançamento do PS Vita. Com diversos modos de jogo e uma jogabilidade arcade que agrada, ele torna-se um belo passatempo no portátil. Entretanto, ele deve cair no esquecimento à medida que outras franquias consagradas forem lançadas, como Ridge Racer e Gran Turismo.

Asphalt Injection é um jogo de corrida para o PS Vita que diverte


Nome: Asphalt Injection
Gênero: Corrida
Distribuidora: Ubisoft
Plataformas: PS Vita
Asphalt Injection (Foto: Divulgação)Asphalt Injection (Foto: Divulgação)
Desenvolvedora de clones?
A produtora Gameloft carrega consigo uma fama curiosa: a de criar clones de jogos famosos para smartphones. O caso mais curioso é o do game Gangstar Rio: City of Saints, um jogo parecido demais com GTA, tanto pelos gráficos, quanto pela polêmica em torno do game. Ele leva o jogador a cometer ações ilegais, como roubos e assassinatos.
Essa prática parece persistir também nos consoles portáteis. O caso mais recente é do game Asphalt Injection, que não chega a ser uma cópia descarada de um determinado título, mas contém elementos que lembram muito jogos como Need For Speed e Burnout.
Entretanto, o jogo da Gameloft é mais simples, por isso, nada de cidades gigantescas e rotas variadas, aqui as pistas possuem um trajeto simples e com poucos atalhos. Tudo isso em um modo Carreira simples que consiste em vencer provas para adquirir dinheiro e estrelas. E estas por sua vez desbloqueiam novos torneios, veículos, pistas entre outros itens.
Asphalt Injection (Foto: Divulgação) (Foto: Asphalt Injection (Foto: Divulgação))Asphalt Injection
Da corrida simples a anarquia completa
Asphalt Inection conta com diversos modos de corrida, alguns tradicionais e outros bem curiosos:
Normal Race - corrida normal.
Elimination - o ultimo piloto é eliminado a cada 1 minuto.
Time Attack - corrida contra o cronômetro.
Duel - corrida contra apena um adversário.
Under Pressure - não deixe seu carro ser destruído até o final da prova.
Beat 'em All - destrua o carro de seus oponentes.
Collector - recolha cinco moedas espalhadas pela pista.
Drift - famosa prova de derrapagem.
Urban Destruction - dê o máximo de prejuízo possível à cidade, destruindo postes, placas de transito e até carros comuns.
Cop Chase - fuja da polícia e evite ser pego.
Esse modos não estão disponíveis apenas no modo Carreira, mas também no modo online. Uma vez conectado, é possível ingressar em uma partida existente, ou criar a sua e chamar os amigos. Nos nossos testes, percebemos uma certa lentidão nas partias em rede, com isso, tivemos muitas quedas de frames, mas esse problema aparenta ser em virtude da velocidade de conexão dos jogadores.
Asphalt: Injection (Foto: Reprodução / Diego Borges)
Jogabilidade arcade que agrada
A jogabilidade arcade de Asphalt Injection é totalmente arcade, com isso, nada de ajustes mais elaborados. A única coisa que realmente influencia são os pacotes de melhorias, que são habilitados e podem ser adquiridos para evoluir o seu veículo.
Com isso, guiar seu carro não é uma das tarefas mais complicadas. Entretanto, alguns bugsna jogabilidade atrapalham e incomodam bastante. O mais comum é quando o seu carro "raspa" em uma parede durante a curva. O carro simplesmente quebra.
Pelo menos o tempo de resposta do jogo é aceitável, o que ajuda a realizar movimentos mais rápidos, como na hora de usar o turbo. O turbo pode ser utilizado à medida que a barra de velocidade é preenchida. Para completá-la, basta abusar das manobras arriscadas e dos movimentos de drift.
Asphalt: Injection (Foto: Reprodução / Diego Borges)
Gráficos simples que agradam
O visual de Asphalt Injection não pode ser comparado com o de jogos com os quais ele se assemelha - NFS e Burnout. Porém, para o começo de vida do portátil da Sony e a chegada dos jogos da Gameloft para a plataforma, já é um feito a ser admirado.
Apesar de contar com mais de 40 veículos licenciados das principais montadoras do mundo, como Mercedes e Ferrari, o jogo traz carros poligonais, que podem ser confundidos com modelos similares. Existe também a opção de personalizar seu veículo com os famosos "adesivos", entretanto, é preciso escolher entre modelos e cores pré-definidas, portanto, sua criatividade fica bem limitada.
Os cenários são simples, mas merecem destaque pelo esforço da produtora em recriar algumas locações conhecidas como Mônaco e Rio de Janeiro. No principado, podemos conferir trechos similares à popular prova de Formula 1, como a entrada do túnel e a curva do cassino. A cidade brasileira conta com a igreja da candelária e diversos pontos que lembram muito o centro da cidade, como o elevado da Perimetral e a Avenida Presidente Vargas.
Asphalt: Injection (Foto: Reprodução / Diego Borges)O centro do Rio de Janeiro está presente em Asphalt: Injection
Conclusão
Asphalt Injection é um jogo de corrida que acaba se tornando um dos títulos mais divertidos nessa fase de lançamento do PS Vita. Com diversos modos de jogo e uma jogabilidade arcade que agrada, ele torna-se um belo passatempo no portátil. Contudo, ele deve cair no esquecimento à medida que outras franquias consagradas forem lançadas, como Ridge Racer e Gran Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário