quinta-feira, 29 de março de 2012

Review: F1 2011

Review
O game oficial da principal categoria do automobilismo mundial chega a sua versão 2011. F1 2011 tem a missão de repetir o sucesso de seu antecessor, responsável por uma chuva de criticas positivas e aclamado pelos fãs. Confira o review completo:


Nota:
  • 8
  •  
  • 8
  •  
  • 8
  •  
  • 10



Prós
• Jogabilidade melhorada
• Dificuldade balanceada
• Totalmente em português
• Campanha cooperativa
Contras
• Inteligência artificial continua fraca
• Poucos modos de jogo
• Modo online com bugs








Conclusão
F1 2011 continua fazendo a alegria dos fãs da categoria e sendo o melhor simulador baseado na Formula 1. A jogabilidade recebeu melhorias, o modo online ganhou novas opções de jogo e os brasileiros contam com o jogo totalmente em português, mas alguns problemas antigos, como a falta de inteligência dos adversários deixam a sensação de que a Codemaster poderia ter melhorado ainda mais o game.


Confira a análise do Santa Games sobre o Fórmula 1 - 2011:



F1 2011 não apresenta grandes novidades, mas continua sendo o melhor simulador da categoria

Nome: F1 2011
Gênero: Corrida
Distribuidora: Codemasters
Plataformas: Xbox 360PS3 e PC
F1 2011 (Foto: Divulgação)
Fórmula 1 - 2011
E que comece a temporada... 2011

A Formula 1 já tem o seu campeão este ano. Sebastian Vettel garantiu o título no GP de Suzuka, a quase 1 mês atrás. O jogo foi lançado pouco antes do piloto ter se consagrado campeão, mas mesmo assim, pouco ligam para a data de lançamento do jogo, mesmo que daqui a alguns meses ela já esteja ultrapassada.

A grande novidade para nós brasileiros, é o jogo totalmente em português. Além de todos os menus na nossa língua, ainda contamos com toda a comunicação com o engenheiro de equipe e entrevistas totalmente dubladas na nossa língua. Dessa forma, não precisamos de Luciano Burti para traduzir toda a confusa comunicação entre pilotos e equipes durante a corrida, o que acontece nas transmissões da Rede Globo.

Gameplay em PT-BR:


Seja um piloto de Formula 1

O modo Carreira continua sendo o grande atrativo do game. As novidades na versão 2011 começam no tempo de cada prova, pois agora é possível escolher um mínimo de 3 voltas para cada corrida. Em F1 2010 só era possível correr com um mínimo de 10% de uma prova completa, o que causou um certo desconforto para alguns jogadores, que consideravam muito tempo para uma prova no videogame.

F1 2011 (Foto: Divulgação)

A outra novidade é a possibilidade de jogar este modo Carreira de modo cooperativo com um amigo online. Vocês podem formar uma dupla na mesma equipe em busca do título mundial de construtores. Mas é claro que a amizade precisa ser deixada de lado na hora de brigar pelo titulo mundial, afinal, apenas um pode ser tornar campeão da categoria. E garantimos, em F1 2011 não há privilégio de piloto dentro da mesma equipe.

F1 2011 também conta com os modos de corrida livre, em que você pode escolher disputar uma prova apenas ou montar a sua própria temporada, e corrida contra o tempo, em que você deve bater os tempos em cada circuito.

F1 2011 (Foto: Divulgação)

Assim como no jogo anterior, a sensação é de que o game poderia contar com alguns modos extras, como corridas em que é refazer um resultado (como Senna em Donnington em 1993) ou então uma opção de criar sua própria equipe com cores e patrocinadores, tudo de uma forma personalizada.

Modo online com injustiças

O modo online também conta com uma boa reformulação. Nele é possível optar por partidas rápidas, GP Personalizados ou o modo Campanha cooperativo citado mais acima. Além disso, é possível conferir as classificações (global ou de seus amigos).

F1 2011 (Foto: Divulgação)

Mas o que frustra bastante são as injustiças cometidas pelos “fiscais de provas online”. Durante as corridas, as penalidades são aplicadas de acordo com as infrações do piloto, como cortar caminho ou atingir o carro de seu adversário de forma intencional.

Até aqui tudo bem, o problema é que essas penalidades acontecem, na maioria das vezes, sem que você tenha culpa de nada. O maior exemplo fica no momento em que você está na pista quando surge “do nada” um carro desgovernado na sua frente, por mais que seus reflexos estejam em dia, uma colisão é quase inevitável. Além de ter o carro prejudicado, você ainda recebe uma punição, ao contrario do individuo que voltou na sua frente. Este passa completamente limpo de punições.

Mudanças na jogabilidade

Em relação a jogabilidade, é possível sentir um conforto maior em conduzir as máquinas de F1 2011. Assim como no jogo anterior, é importante que você tenha mais sensibilidade do que qualquer outro jogo de corrida, ou seja, movimentos mais suaves no direcional. Na versão deF1 2011 testada, usamos o volante Silverstone da Leadership, o que facilitou bastante com todas as opções (como tração e frenagem automáticas) desligadas.

F1 2011 (Foto: Divulgação)

Codemasters também manteve o padrão de ajustes de carro como o de F1 2010. Caso você tenha um certo conhecimento de mecânica e entenda o funcionamento de um carro de Formula 1, terá mais vantagens na hora de encontrar o ajuste ideal para cada pista. Do contrário, o jeito é utilizar as opções pré-programadas que definem o carro com mais estabilidade e menos aceleração e vice-versa.

A novidade fica por conta do uso do Kers e das Asas traseiras. Esses elementos seguem a risca as regras da Formula 1, portanto, o Kers só pode ser usado a partir de uma certa volta e as asas quando você se encontra a uma determinada distância do piloto da frente e apenas em alguns pontos da pista.

Adversários que não cooperam

O que não mudou e continua desagradando em F1 2011 é a inteligência artificial de seus adversários. Eles ainda se comportam de forma pouco inteligente na pista, sem qualquer esforço para manter a posição e até facilitando bastante em alguns momentos.

Além disso, a famosa “tremedeira” continua. Para quem não sabe, esse nome ficou conhecido pois boa parte dos adversários virtuais não conseguem manter um controle mais fixo do carro, se comportando de uma forma artificial baseada nesses leves movimentos para os lados.

Gráficos e sons

Em relação aos gráficos, pouca coisa mudou, principalmente se compararmos os carros e ambientes externos. É possível perceber uma melhoria no sistema de luz e sombra nas pistas e refletidos nos carros. Em F1 2010 era possível perceber estes reflexos bem pixelados, algo que não acontece nesta versão.

F1 2011 (Foto: Divulgação)

O jogo também recebeu novas animações, como a comemoração do piloto ao chegar no boxe depois de conquistar um pódio ou uma vitória na pista. O problema é que essas animações são sempre as mesmas, e depois de um tempo, já não empolgam mais ninguém, só o piloto virtual mesmo.

Assim como F1 2010 trouxe o inédito GP da Coréia do Sul antes mesmo dos pilotos conhecerem a pista de verdade, F1 2011 traz o GP da Índia, que estréia esse ano na categoria. Quem jogou antes e conferiu depois o GP ao vivo na Rede Globo, percebeu o quanto foi perfeito o trabalho da Codemasters em desenhar um circuito, que na época do desenvolvimento do jogo ainda estava na planta, com as construções ainda na metade.

Conclusão

F1 2011continua fazendo a alegria dos fãs da categoria e sendo o melhor simulador baseado na Formula 1. A jogabilidade recebeu melhorias, o modo online ganhou novas opções de jogo e os brasileiros contam com o jogo totalmente em português, mas alguns problemas antigos, como a falta de inteligência dos adversários deixam a sensação de que a Codemasters poderia ter melhorado ainda mais o game. Vamos torcer para que mudanças significantes venham com F1 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário