O game baseado no esporte que mais cresce no mundo inteiro chega à terceira versão.UFC Undisputed 3 traz melhorias e novidades para agradar não só aos fãs do evento, mas a diversos estilos de jogadores.
Nota:
- 10
- 8
- 9
- 10
Prós
- Gráficos ainda melhores
- Modo Pride
- Totalmente em português
- Opções do modo online
- Personalização de lutadores
Contras
- Jogabilidade mudou pouco
- Submission confusa
- Partidas continuam curtas
- Lentidão no modo online
Conclusão
UFC Undisputed 3 voltou de forma incrível. Com gráficos ainda mais surpreendentes, um modo de personalização que diverte e muitas opções online, o jogo empolga, principalmente pelo novo modo PRIDE. Apesar de ainda apresentar combates rápidos e poucas mudanças na jogabilidade, o título tem tudo para ser um dos melhores games de esporte de 2012.
Confira a análise do Santa Games sobre o Undisputed 3:
UFC Undisputed 3 leva o maior evento de MMA do mundo para seu console
Nome: UFC Undisputed 3
Gênero: Esporte/Luta
Distribuidora: THQ (distribuído no Brasil pela Arvato Games)
Plataformas: PS3 e Xbox 360
Gênero: Esporte/Luta
Distribuidora: THQ (distribuído no Brasil pela Arvato Games)
Plataformas: PS3 e Xbox 360
UFC Undisputed chegou em 2009, nos consoles Xbox 360 e PS3. Na época, o jogo surpreendeu pela qualidade dos gráficos e jogabilidade bem próxima da realidade dos octógonos do UFC. O título fez tanto sucesso que foi eleito o melhor jogo de esporte do ano por diversos veículos especializados.
Com UFC Undisputed 2010 veio uma certa decepção. O jogo não apresentava tantas inovações, apenas algumas atualizações e novos modos online, uma vez que a versão anterior possuía uma limitação a partidas 1 x 1.
Diante dessas reclamações, a THQ resolveu dar um tempo no que seria um lançamento anual da franquia - como ainda acontece com FIFA e NBA 2K - e decidiu reavaliar muitas coisas que ainda não agradavam. Com isso, o que seria UFC Undisputed 2012 virou UFC Undisputed 3. A espera valeu a pena? Sim.
Novo modo PRIDE
Aquele que deveria ser apenas mais uma novidade em UFC Undisputed 3 virou o grandeatrativo do jogo: o Modo PRIDE. Nele, é possível lutar com os atletas da época em que a categoria reinava absoluta no mundo do MMA. Os duelos seguem a regra do evento e incluem muitos golpes e movimentos que o UFC não permite, como joelhadas e pontapés na cabeça de um adversário caído.
Para entrar ainda mais no clima da extinta competição, outras características foram reproduzidas, como o ringue, a gigantesca arena, e até mesmo a curiosa câmera "comandada" pelo próprio árbitro da luta.
Se o presidente do UFC Dana White gostou ou não de toda essa atenção dada ao PRIDE*, ninguém sabe. O modo, porém, tornou-se o grande atrativo do jogo para boa parte dos jogadores que adquiriram ou que pretendem comprar UFC Undisputed 3.
Pancadaria online
Diante das reclamações sobre o online limitado das outras versões do jogo, a THQ acertou ao trazer não só as tradicionais partidas ranqueadas ou contra um determinado amigo, mas também um leque de novidades que agrada bastante.
Uma delas é a possibilidade de criar um grupo para que jogadores possam atuar juntos e até mesmo desafiar oponentes, levando a sua comunidade ao topo do ranking mundial. Denominado de Ginásio, o modo permite até mesmo editar a faixa de seu grupo que, curiosamente, é mostrada na apresentação dos lutadores antes das lutas. É possível também desbloquear títulos de acordo com os feitos da comunidade, entretanto a grande maioria exige muita dedicação dos membros, como competir em 1.500 partidas online em 30 dias.
O modo online ainda conta com o compartilhamento de conteúdos, como replays, logotipos e lutadores. Com a criatividade de jogadores do mundo inteiro, é possível encontrar lutadores clássicos e até mesmo heróis dos quadrinhos. Você também pode criar e compartilhar suas obras.
Variedade de modos de jogo
Não é só na parte online que UFC Undisputed 3 mostra um enorme variedade. Nos modos de jogo offline, o jogador conta com diversas opções:
. Modo Título - Suba no ranking mundial de sua categoria em busca do cobiçado cinturão do UFC.
. Modo Defesa de Título - Aqui o objetivo é defender o seu cinturão em até cem lutas. Porém, os danos sofridos vão acumulando a cada defesa de cinturão.
. Modo Torneio - Um tradicional torneio mata-mata em busca do cinturão do UFC ou do troféu do PRIDE Championship.
. Modo Ultimate Fights - Já conhecido na franquia, este modo exige que o jogador repita - de forma exata - uma luta emblemática da história do PRIDE ou do UFC. Nessa versão, é preciso realizar praticamente todos os movimentos de ambos os lutadores até o desfecho do combate.
. Modo Evento - Crie o seu próprio evento do UFC, montando o card completo. Depois, é possível jogar cada uma das lutas ou assistir a todas como em um evento transmitido pela TV.
Tornando-se um lutador do UFC
O modo Carreira de UFC Undisputed 3 merece um destaque especial. Desde a primeira versão da franquia nos consoles atuais, o modo empolgava e fazia com que os jogadores perdessem horas e horas treinando e evoluindo seu lutador, até que ele se tornasse uma lenda do UFC.
Você pode utilizar um lutador original do evento e recriar toda sua carreira ou criar um personagem e evolui-lo. Esta é a opção mais divertida, principalmente pelas opções de personalização. É possível construir desde um atleta parecido com você, ou algo completamente fora dos padrões através das opções físicas e de vestimentas.
Depois de pronto, é hora de escolher o estilo de seu lutador e começar a traçar uma caminhada rumo ao topo. Para isso, procure se especializar em diversas artes marciais, frequentando as principais academias dos astros do UFC e aprendendo novos golpes. Também é preciso ficar de olho na parte física de seu atleta, por isso, saiba administrar a hora de evoluir os atributos e aprender novos movimentos.
Ao longo da jornada, o atleta adquire novos patrocínios, que precisam estampar a roupa e a faixa. Com o dinheiro, é possível comprar novos acessórios, programas de treinamento e treinadores. O intuito é colocar o seu lutador no Hall da Fama. Conquiste o maior número possível de vitórias, cinturões do UFC (é possível variar as categorias) e troféus do PRIDE, até chegar a hora de pendurar as luvas e declarar a aposentadoria.
A jogabilidade evoluiu, mas nem tanto
Algo que sempre dividiu o público do UFC foi a jogabilidade. Alguns elogiam a forma como ela é apresentada durante as lutas, outros criticam e afirmam que ela ainda é bastante artificial. A verdade é que houve melhorias em UFC Undisputed 3, porém bem limitadas.
A mais brusca é em relação às submissões (movimento em que o atleta tenta finalizar o adversário). Quando o adversário toma a iniciativa do movimento, é preciso fugir da marca dele dentro de um octógono. Quanto mais o seu exausto está o oponente, mais essa barra diminui e o lutador perde velocidade, permitindo que o golpe seja mais fácil de ser aplicado.
Na "trocação", ficou mais simples desferir socos e chutes em seus adversários, mas sempre respeitando a barra de stamina. Quanto mais cansado, mais lento seu atleta irá golpear. A luta no solo também ficou menos complexa, permitindo que um oponente saia da posição ou passe a guarda com mais facilidade.
Apesar das mudanças, um problema ainda persiste em UFC Undisputed 3: a duração dos combates. Levar uma luta para o terceiroround já é uma tarefa difícil, para o quintoround, nem se fala! Por mais que, no videogame, grande parte dos jogadores prefira as partidas mais rápidas, é um tanto irreal que quase nenhum combate consiga chegar até a decisão dos juízes de uma forma natural.
UFC ao vivo... No seu console!
Os gráficos de UFC Undisputed 3 são um show à parte, e dão a sensação de estar acompanhando um evento ao vivo na sua TV. O nível de detalhamento dos atletas impressiona. A THQ teve o cuidado de inserir desde uma simples cicatriz a uma gigantesca tatuagem.
Todo o circo do UFC está bem reproduzido no game. Temos as ring girls, árbitros, médicos, locutor e até mesmo Dana White, que entrega o cinturão ao campeão. Não é só visualmente que o circo se compõe. A narração fica a cargo do locutor e do comentarista oficiais do evento: Mark Goldberg e Joe Rogan. A trilha sonora também é composta por músicas que agitam as arenas ao redor do mundo.
Ainda sobre as arenas, elas estão bem reproduzidas em UFC Undisputed 3. A plateia ao redor do octógono também é mais empolgada e interage mais do que nas outras versões. Será que a THQ se inspirou na agitação do público brasileiro nos dois UFCs realizados no país?
Conclusão
UFC Undisputed 3 voltou de forma incrível. Com gráficos ainda mais surpreendentes, um modo de personalização que diverte e muitas opções online, o jogo empolga, principalmente pelo novo modo PRIDE. Apesar de ainda apresentar combates rápidos e poucas mudanças na jogabilidade, o título tem tudo para ser um dos melhores games de esporte de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário