A mais famosa franquia de futebol chega ao PS Vita, novo console portátil da Sony. Com gráficos que agradam e abusando dotouchscreen, FIFA Soccer é um jogo obrigatório para quem possui o portátil. Confira!
Nota:
- 8
- 7
- 10
- 9
Prós
- Passes através do touchscreen
- Belos gráficos
- Modos de FIFA 12
Contras
- Modo online inconstante
- Antiga mecânica de defesa
Conclusão
FIFA Soccer chega ao PS Vita como o melhor jogo do gênero esportivo nesse primeiro momento de vida do console. Com quase todos os modos e opções de FIFA 12, o jogo utiliza de forma eficiente a tela touchscreen, localizada na frente do console, para direcionar um passe ou selecionar um jogar, quando não há posse da bola. Porém, o display de trás atrapalha, e força o jogador a segurar o portátil de forma desconfortável.
FIFA Soccer do PS Vita é um dos melhores do gênero no portátil
Nome: FIFA Soccer
Gênero: Esporte
Distribuidora: Eletronic Arts
Plataformas: PS Vita
Fifa Soccer - PS Vita |
Batendo o concorrente PES nos portáteis
A rivalidade entre FIFA e PES é uma das brigas mais acirradas no mundo dos games. Enquanto os fãs da franquia da Konamimostram-se fiéis às evoluções, sejam elas boas ou não, FIFA agrega mais seguidores a cada versão lançada. Agora, a briga chegou aos consoles portáteis: de um lado temos o Nintendo 3DS com o PES 2012 (última versão lançada para o console) e, de outro, temos o PS Vita com o recente FIFA Soccer.
Confira o gameplay do Fifa para o PlayStation Vita:
É importante frisar que o console da Sony leva vantagem sobre o portátil da Nintendo em relação à qualidade gráfica, mas não vamos entrar em detalhes para não mudar o foco para uma outra briga. Portanto, com limitações de console ou não, PES 2012 3D fica para trás em comparação com FIFA.
Isso deve-se a um simples fato: a EA colocou, praticamente, o mesmo FIFA 12 da versão paraPS3 e Xbox 360 no portátil. Claro que, por exemplo, o gráfico é mais simples do que o dos poderosos consoles de mesa, entretanto o jogo, ao lado de Uncharted, é uma espécie de demonstração do que o console portátil da Sony está fazendo e ainda pode fazer.
Quase todos os modos presentes
FIFA Soccer para PS Vita conta com quase todos os modos de FIFA 12: Kick-off (partida rápida), Tournament Mode (modo torneio) e Carrer Mode (modo carreira). Todos eles apresentam a opção de controlar apenas um jogador - inclusive o goleiro -, conhecida como Be a Pro. Apenas os modos Ultimate Team e Live Season ficaram de fora.
Os famosos tutoriais de FIFA também não foram esquecidos. A novidade é que agora é possível aprender a utilizar os touchscreens do console, além de treinar outras manhas e ensaiar jogadas.
Nas partidas online, apesar de ser fácil encontrar jogadores nas partidas ranqueadas, foram detectados muitos problemas de quedas de frames e travamentos constantes. É bem provável que o problema seja em função da conexão entre os jogadores.
Gráficos aceitáveis
No primeiro contato com FIFA Soccer, o jogador se surpreenderá com a qualidade dos gráficos. Contudo, ao longo do tempo é possível notar que eles não são tão belos quanto imaginamos. Isso porque a resolução da tela do PS Vita ajuda a esconder muita coisa.
Em uma tela menor, é fácil se encantar com a nitidez dos jogadores e cenários. Uma análise mais detalhada, porém, mostra a simplicidade de muitos elementos como, por exemplo, a torcida, que é totalmente estática. Mais exemplos ficam por conta das fotos que ilustram a matéria e foram "printadas" no console.
A jogabilidade que incomoda
A jogabilidade, que nos consoles de mesa sempre foi o grande ponto alto de FIFA, incomoda na versão para PS Vita. Isso se deve ao touchscreen do console, que exige que o jogador faça contorcionismo com as mãos.
De resto, FIFA apresenta todos os movimentos costumeiros. Como o PS Vita não conta com quatro botões na parte de cima do console - apenas dois -, eles apresentam dupla função. Por exemplo, o botão da esquerda ("L") pode ser utilizado para realizar um chute por cobertura - estilo "cavadinha" - e também para driblar, bastando mantê-lo pressionado e realizar o movimento com o analógico da direita.
As limitações
Em relação ao FIFA 12, lançado para consoles, há limitações na versão para PS Vita. Por exemplo, foram retirados alguns recursos, principalmente da parte online, como a opção de salvar e compartilhar seus replays pela EA Online.
Ainda sobre os replays, também existe limitação na hora de exibir os melhores momentos no meio e no final das partidas. Apenas dois ou três lances são mostrados, mesmo em uma disputa movimentada com diversos gols ou lances perigosos.
A grande ausência, entretanto, fica por conta do polêmico e inovador sistema de defesa implementado em FIFA 12. Na nova mecânica, o jogador precisa apertar o botão no momento exato para tentar roubar a bola do jogador adversário. FIFA Soccer não conta com esse formato, portanto é possível realizar a tomada de bola de forma automática, como em FIFA 11e nas versões anteriores.
Conclusão
FIFA Soccer chega ao PS Vita como o melhor jogo do gênero esportivo nesse primeiro momento de vida do console. Com quase todos os modos e opções de FIFA 12, o jogo utiliza de forma eficiente a tela touchscreen, localizada na frente do console, para direcionar um passe ou selecionar um jogar, quando não há posse da bola. Porém, o display de trás atrapalha, e força o jogador a segurar o portátil de forma desconfortável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário